Vírus, carnaval e volta às aulas

Carnaval, ano novo, volta às aulas… Uma mistura de tudo isso e mais um pouco sobre viroses e vamos lá. Uma análise sem pretensão científica.

Muito se fala que o Brasil só começa o ano depois do carnaval. Na realidade, outro dia vi uma mulher sendo entrevistada no canal Band News em que ela fazia as famosas resoluções de ano novo neste período de carnaval, afirmando que o ano começava depois da quarta-feira. Bom, para muitos brasileiros (acredito que a grande maioria apesar desta fama) o ano começou ainda em 01 de Janeiro.

Bom, mas se o ano começa depois do carnaval, porque é que as aulas começam sempre uma ou duas semanas antes? Por que fazer esta interrupção de três dias (sem contar a sexta-feira que muitas vezes é matada por festinhas de carnaval nas escolas) no calendário logo após dar início? Isso acontece principalmente quando o carnaval cai em fevereiro. Aliás, por que é que são três dias de interrupção se apenas um dos dias é feriado?

Pois eu tenho uma hipótese. O carnaval é um tampão para a gripe e viroses de início das aulas. Não é incomum as crianças terem alguma virose logo na primeira semana de contato com os colegas antigos e novos. Assim como os professores também. E se a criança pega gripe, logo os pais também são afetados. Com uma gripe leve ou um resfriado, no mínimo a produtividade cai, sem contar nos casos em que a indisposição é grande ou há maiores complicações como febres e outras infecções oportunistas. Com isso, perde-se alguns dias de trabalho. Se estes dias de trabalho forem, na verdade, o feriadão de carnaval, ninguém perde nada! Ou melhor, quem gosta de pular carnaval perde, mas isso é outro problema.

Assim, o período ruim de uma virose, resfriado ou gripe acontece quando as pessoas não estão trabalhando. Como nestes casos não importa o que se faça, tudo se resolve em uma semana, está tudo resolvido.

Que tal?

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.