Sobre aeroportos e as questões legais e econômicas

Para não perder as pesquisas realizadas após pequena discussão pelo Facebook sobre não haver irregularidades no aeroporto da cidade mineira de Cláudio.

De acordo com o site do PSDB, o Ministério Público não encontrou irregularidades no aeroporto asfaltado da cidade de Cláudio em Minas Gerais. Não vou entrar em detalhes da celeuma pois isto está estampado em inúmeros jornais, sites e revistas do Brasil. Neste espaço quero apenas deixar algumas informações e questionamentos para que cada um possa pensar por si e concluir o que quiser. Não vou questionar se o aeroporto está ou não fechado com cadeado e um particular (por acaso parente do Senador) tem a chave; ou como foi a escolha do terreno para desapropriação; ou se o Senador pousou ilegalmente no aeroporto ou não. Isto é tema para outros debates. Quero abordar outro ponto.

Em várias ocasiões o ex-Governador de Minas Gerais, Senador da República e presidenciável Aécio Neves explicou que o aeroporto em Cláudio é algo estratégico, tendo em vista as empresas da região, e etc. Pois bem, que tal se nós dermos uma olhada nos números do PIB no site do IBGE? Vou fazer uma comparação com outras cidades aproximadamente do tamanho de Cláudio (25 mil habitantes) da região onde estou, pois tenho um breve conhecimento.

Vejamos, PIB de Cláudio – 336 milhões. PIB de Rio Paranaíba – 426 milhões; PIB de São Gotardo (cidade vizinha daqui) – 472 milhões; PIB de Carmo do Paranaíba (outra cidade vizinha) – 555 millhões; PIB de Ibiá (outra cidade vizinha) – 689 milhões. Todas estas outras cidades que citei distam pelo menos uns 100 km do aeroporto asfaltado em Patos de Minas, que possui aviação comercial apenas eventualmente (me corrijam se alguma destas cidades tiver aeroporto asfaltado, mas até onde conheço, não têm). E estão 300 km afastadas de grandes centros como a região metropolitana de BH, Uberlândia ou ainda Uberaba, que justificaria um deslocamento mais rápido para grandes empresários. Cláudio está a 150 km de BH, e a 52 km de Divinópolis, uma cidade com mais de 200 mil habitantes.

Agora, qual seria a importância de Cláudio na região onde está inserida? Vejamos… Cláudio fica na microrregião de Divinópolis (PIB 8 bilhões), a cidade de Rio Paranaíba fica na microrregião de Patos de Minas (PIB 4,3 bilhões), na mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba que só perde em PIB para a região metropolitana de BH. O PIB percapita de Cláudio é em torno de R$ 13 mil, enquanto o PIB percapita de Rio Paranaíba é em torno de R$ 35 mil.

Agora, comparando o que representa o movimento empresarial de Cláudio na sua microrregião (4,2%), em relação ao que representa Rio Paranaíba, por exemplo, em sua microrregião (11,2%) me digam, foi por este motivo que Cláudio ganhou aeroporto asfaltado? Não houve favorecimento? E se correlacionarmos com número de parentes do senhor governador e tamanho de suas terras nas cidades relacionadas aqui?

Nestes termos, já passou da hora de discutirmos não se o que o político faz é legal ou ilegal, pois o Ministério Público, Tribunal de Contas, Lei da Ficha Limpa e outros mecanismos já cumprem este papel, mas se o que ele faz é moral ou imoral. Qual o interesse público do que o político está fazendo? Ele realmente está agindo pelos interesses públicos, motivo pelo qual foi eleito, ou está agindo por interesse próprio ou daqueles que bancam suas campanhas e o mantém no poder? Isso vale para qualquer um dos lados nesta eterna disputa dicotômica pelo poder no Brasil. Vale a reflexão?