Making of do Bolsão de Blogs V – Final

Depois de dois dias em completa funcionalidade, espero que a versão Beta se estabilize para virar oficial.

Caso ainda não esteja sabendo, o Bolsão de Blogs foi criado para agregar feeds de diversos blogs de divulgação científica em uma única página. Esta página permite ainda exportar um único feed que pode ser acompanhado por qualquer um. Além disso, foi proposto que este feed alimentasse um serviço que publicasse automaticamente as atualizações no Facebook e Twitter.

Na última postagem eu pensava que estaria tudo bem utilizando o Feedburner. No entanto, por algum motivo que eu não compreendi, o Feedburner de repente parou de atualizar. O que achei ainda mais estranho é que isso aconteceu aparentemente após eu realizar algumas modificações para validar o RSS de acordo com o próprio validador do Feedburner. Eu não tenho conhecimento de informática o suficiente para entender o que deu errado. Agradeceria ajuda.

O Feedburner simplesmente não está atualizando. E tudo estava funcionando bem com o serviço de entrega nas redes sociais devido ao feed do Feedburner. Ou seja, tudo parou. Retornei o feed original para o Dlvr.it, que entrega as atualizações. Ele também não atualiza automaticamente, mas pelo menos estava atualizando quando se clicava no botão “atualizar agora”.

Achei que estava em um beco sem saída até que de repente comecei a ver postagens no Facebook, a partir de um outro serviço (coloquei marcações para saber de onde vinha cada uma delas), que eu havia descartado anteriormente justamente por não fazer as atualizações, o Graffiti. Aparentemente, no momento em que eu fiz os ajustes para validar o RSS, corrigi o que faltava para que o Graffiti funcionasse. Ajustei novamente o vínculo com a conta no Twitter e agora está tudo funcionando perfeitamente há mais de 24h.

Os contras:

– A atualização nas redes sociais não é imediata. Nenhum serviço gratuito faz imediatamente, na verdade;

– Não tem uma gama de estatísticas interessantes para se analisar como o Dlvr.it. Esse serviço tinha estatística de clicks em cada link;

– Tem um limite de 300 postagens por mês. Para ampliar é necessário pagar uma taxa mensal. Veremos como isso vai ficar.

Espero que estes relatos sejam úteis para alguém que pensa em fazer o mesmo.

Enfim, estamos usando o aplicativo do WordPress RSS Multi Importer para agregar os feeds e exportar a RSS e o aplicativo Graffiti para publicar automaticamente o feed no Facebook, em uma página vinculada a uma conta de Twitter.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.