Making of do Bolsão de Blogs III

Enfim, parece que está funcionando. Vamos agora à avaliação final dos postadores automatizados.

A postagem anterior foi ao ar no dia 07 de Outubro às 23h56. Aguardei para ver quanto tempo levaria até que a página do Bolsão de Blogs fosse atualizada, bem como o feed e o tempo que levaria até que a fanpage do Facebook e Twitter fossem alimentados.

Depois dos primeiros testes optei por fazer uma postagem automática na fanpage do Facebook e vinculá-la a uma conta no Twitter. Com isso elimino o Twitterfeed, que anda com problemas na publicação direta para o Facebook, segundo informações de outros blogs por aí. Também eliminei o Twitterfeed pois ele fez a primeira publicação e depois não atualizou mais. Aparentemente parece haver alguma incompatibilidade entre o link e o feed, de modo que, se eu eliminar o link, ele funciona. O problema é que sem o link perde completamente o objetivo do Bolsão de Blogs. Não descarto o uso do Twitterfeed para outros propósitos e com outros feeds que sejam menos complexos do que este. O nível de customização que o Twitterfeed permite é adequado, podendo ser inserido um prefixo e um sufixo às informações necessárias do feed.

O próximo eliminado é o RSS Graffiti. Segundo o aplicativo, ele fez a última atualização às 00h56 e não postou nada. Apesar de permitir alguma customização, não se mostrou confiável neste teste. Mais uma vez, é possível que com um RSS menos complexo ele funcione melhor, pois há várias pessoas utilizando e há tutoriais na internet para ele. Entretanto, mesmo que funcionasse corretamente este serviço tem um contra. Permite a postagem de até 300 atualizações por mês. Aparentemente não temos tudo isso de novos artigos na blogosfera de divulgação científica brasileira, mas se alcançarmos este nível teríamos que pensar na versão paga.

Eliminei no post anterior o Networked Blogs, mas é preciso dizer que ele postou mais rápido a atualização do feed. Eu utilizo ele neste blog, como vocês podem notar ao lado (e assinar, por gentileza 😀 ). Ele publica diretamente na minha timeline do Facebook, que por sua vez vai para o Twitter. Isso aconteceu às 00h12 de hoje, 08 de Outubro.

É importante lembrar que a página do Bolsão de Blogs foi atualizada imediatamente após a publicação da postagem aqui no DNA Cético. No entanto, o feed gerado pelo RSS Multi-Importer não atualizou imediatamente e só percebi mudança alguns minutos depois. Esta demora talvez seja responsável por alguma demora nos demais serviços que utilizam o feed. No entanto, mesmo sem aparecer imediatamente, um teste no Networked Blogs já puxava a nova postagem. Não entendo bem como estas coisas funcionam…

A atualização do NB pelo RSS do Bolsão tanto no Facebook quanto no Twitter foi às 00h28.

O outro serviço que estou testando é o Dlvr.it. A checagem e publicação dele foi às 00h38. Uma das principais vantagens que vi nele foi a grande gama de parâmetros que se pode alterar. Permite postar independentemente no Facebook e no Twitter e permite adicionar prefixos e sufixos diferentes em cada um dos serviços. Além disso ainda possuiu um bom sistema de estatísticas, com número de postagens, número de clics geral e por cada postagem. Eu estava torcendo para que ele funcionasse bem, pois este sistema de estatísticas em si é excelente. Sua versão gratuita permite configurar a atualização a cada 30 minutos.

Outra vantagem em relação ao NB é que na postagem do Facebook onde pode aparecer imagem, trecho da postagem original e outras informações, também vem o nome da fonte original. No Twitter não há espaço para isso, mas desta forma já é bem interessante.

Resta agora ver se ele continua funcionando bem. O Roberto Takata postou em seu blog um novo texto que já se encontra na página do Bolsão de Blogs. No entanto, ainda não foi reconhecido pelo Dlvr.it. A próxima checagem é em breve.

Enfim, curtam a fanpage no Facebook e sigam o Twitter para obter as atualizações. Os testes estão acabando e espero não ter mais floods ou erros nas próximas postagens.

—————————

PS: Resolvi retirar o vínculo da fanpage do Facebook com o Twitter pois é possível configurar melhor o direcionamento das mensagens do Dlvr.it para eles, além do que, o Facebook altera o link para um redirecionador próprio, eliminando a possibilidade de registro das estatísticas do link que o serviço apresenta. Sendo postado de forma independente, é possível rastrear cada clique, independente de ser no Facebook ou no Twitter.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.