Como não tenho paciência de esperar a próxima postagem de alguém e ainda preciso fazer testes, vou analisar rapidamente o primeiro dos serviços de postagem automática nas redes sociais via feeds RSS – Networked Blogs.
O Networked Blogs é muito bom. Permite administrar vários blogs diferentes e postá-los na sua timeline do Facebook ou então em alguma fanpage específica. Também permite postar diretamente no Twitter e até LinkedIn.
Um dos diferenciais do NB é que você pode adicionar outros blogs a ele e acompanhar todas as atualizações, apenas para leitura.
Aparentemente o sistema funciona. No entanto, apresentou alguns problemas. Um deles foi não utilizar as postagens mais recentes incorporadas no RSS. Pegou algumas postagens de um ou mais dias atrás e deixou de lado algumas de ontem e hoje. Também não atualizou conforme houve atualização nos feeds, mas temo que isso tenha ocorrido por conta de um erro no RSS puxado pelo plugin de um blog e que travou tudo. Tive que retirar o feed e refazer a exportação do RSS.
Assim, o endereço do feed do Bolsão de Blogs agora é este.
Outro contra que vi é que não permite muita customização. Eu quero deixar uma marca do Bolsão de Blogs e também uma hashtag (#twitciencia, por exemplo) para indexar no Twitter, e isso ele não faz. Ele não puxa a fonte original da postagem, atribuindo ao Bolsão de Blogs a autoria e isso não me agradou. Apesar de o link direcionar corretamente, acho importante manter a característica original das postagens. O Bolsão é apenas um intermediário.
Agora estou atualizando o RSS com esta postagem e vou aguardar o comportamento dos outros três serviços.
Em sua versão gratuita, todos eles fazem atualizações no máximo a cada meia hora. Versões pagas prometem atualização instantânea, mas este não é o momento para isso. Assim, vou fazer esta postagem e aguardar o prazo para ver como fica.
Desejem sorte. E podem dar dicas e sugestões que estou ouvindo (ou lendo).