Estou precisando testar algumas ferramentas do Bolsão de Blogs (este nome ainda está em estudo) e vou aproveitar e postar aqui o que já fiz. Quem sabe seja útil para alguém que tenha interesse em fazer algo semelhante.
Como comentei no post anterior, das discussões sobre a crise nos blogs de divulgação científica do Brasil surgiu a ideia de um agregador, um meio de obter mais atualizações dos blogs de forma unificada e organizada. Como temos alguns domínios registrados e serviço de hospedagem subutilizado, achei que conseguiria encontrar as ferramentas certas para isso.
A ideia inicial seria agregar as atualizações através dos feeds RSS. Cada blog tem o seu. Busquei então um plugin do WordPress que pudesse agregar tudo e mostrar de modo único. Encontrei o RSS Multi-Importer. Este plugin permite adicionar feeds de diferentes fontes e organizá-los com categorias, palavras-chave, imagens para cada categoria, e outras características. Através de um sistema simples de códigos é possível adicionar a lista dos feeds em qualquer postagem ou página do WordPress. O plugin ainda apresenta um modo de configurar de forma fácil, bem como uma lista de comandos que podem ser acrescentados no código afim de melhorar a customização das apresentações. Também é possível escolher um template para ajustar a visualização da forma que achar melhor. Com um pouco de conhecimento em PHP e CSS é possível customizar este template e deixar a apresentação bem melhor. É aí que eu paro e peço ajuda aos universitários (ou a quem mais possa).
É possível também criar uma categoria específica no seu blog e fazer com que cada atualização dos seus feeds seja convertida em postagens dentro desta categoria (uma ou mais). A limitação do serviço de um modo geral é a limitação da configuração dos feeds. Há feeds que não trazem nada além dos títulos e links. Há outros que trazem autores, figuras, excertos. Há outros com a postagem completa. Isso acaba bagunçando um pouco a visualização nos templates padrão. Até por isso seria bom fazer um mais customizado.
Por fim, é possível configurar um RSS que pode ser utilizado em outro leitor de feeds. Isso permite que, por exemplo, cada blog que está no Bolsão coloque um widget leitor de feeds alimentado pelo Bolsão, postando as últimas atualizações de toda (que pretensão, não?) blogosfera de divulgação científica nacional.
Na sequência veio a pergunta sobre a possibilidade de twitar tudo automaticamente. Mais uma vez fui atrás de ferramentas, plugins e tudo mais. Encontrei algumas opções. Neste momento estou testando todas e assim que tiver resultado faço uma sequência desta postagem. Estou testando Networked Blogs, Twitter Feed, Dlvr.it e RSS Graffiti. Pelo que li por aí, qualquer um deles funcionaria, mas dada as características do agregador, aparentemente nem todos estão conseguindo fazer o que estamos querendo. O RSS Multi-Importer é relativamente pesado, pois busca muitas informações simultaneamente e isso quebra alguns destes serviços (o pessoal especializado vai ter informações mais precisas). Certa lentidão está prevista na documentação do plugin e pode ser observada ao se acessar o Bolsão.
Agora vou publicar esta parte do making off e ver como fica. Depois comento sobre o que aconteceu.