Ok, isto não é mais novidade. Há cerca de um mês o CNPq comunicou que estimulará a divulgação científica através da implantação de uma aba na Plataforma Lattes, o currículo online dos pesquisadores, onde poderão ser inseridas as atividades de divulgação científica dos mesmos. O CNPq afirma que estes dados serão utilizados nas avaliações para concessão de auxílios à pesquisa.
O comunicado completo inclui o seguinte:
O novo item de avaliação do CNPq terá em conta o que os cientistas fazem para levar seu trabalho ao público e para promover a educação científica. O CNPq avaliará na aba divulgação, por exemplo, se os cientistas têm blogs pessoais sobre ciência, se divulgam à mídia os resultados dos seus trabalhos, se proferem palestras ou participam de feiras de ciência em escolas, por exemplo. Se antes se valorizava apenas a atividade acadêmica cientifica do profissional na hora de avaliar o seu desempenho, hoje o pesquisador precisa se conscientizar da importância de se fazer divulgação.
Bom, aí é que eu quero ver. O assunto está fazendo um mês mas, pelo menos no meu Currículo Lattes não há nada novo. Acho que ainda não implantaram a aba. Outro ponto. Como irão pontuar tais atividades? As publicações tem Fator de Impacto, índice H, Qualis e vários outros meios de se quantificar e qualificar cada ítem, mas e a produção em divulgação científica? Estes critérios permanecerão tão obscuros quanto toda a avaliação por pares dos editais de auxílio que o CNPq faz?
Acho a idéia excelente. Já percebi até uma certa marginalização e deboche contra cientistas que fazem divulgação científica. Este talvez seja o primeiro ato para uma mudança de pensamento. Mas ainda estou pagando pra ver como isso vai acontecer.
Rubens,
acreditamos que seja uma tendência sim, principalmente por ofertar outros recursos além dos textos escritos, o que pode ampliar o acesso e o alcance de determinado conteúdo. O novo curriculum Lattes, liberado no mês de julho tem alguns itens adicionais para divulgação e comunicação científica e extensão. Pensando em divulgação científica sobre componentes do sistema imune presentes no leite materno, estamos desenvolvendo o Imunocast (http://imunocastufu.blogspot.com.br/), que é blog e episódios em podcast elaborados por equipe multidisciplinar dos cursos de biomédicas e jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia. Com 1 mês de publicação já estamos com perto de 1.000 acessos! Divulgar ciência é o nosso objetivo!
Abraços,
Mônica Sopelete e MIrna Tonus
Obrigado Mônica e Mirna pelo comentário.
Vou incluir o Imunocast na minha lista de links. Parabéns pela iniciativa!
Finalmente o novo Lattes está no ar (muito bonita a interface, por sinal). Resta agora saber como vão utilizar estas informações nas avaliações.
Abraço,
Rubens.