Cuidado com boletos não solicitados!

Hoje recebi uma correspondência esquisita pelo correio. Aliás, não é bem uma correspondência, é um boleto bancário.

Temos um grupo de pessoas que administra um fórum na internet, o Clube Cético. Um dia posso postar algo sobre o histórico dele, mas trata-se de um fórum de discussão de temas relacionados a ateísmo, ceticismo, cultura e ciência em geral. Há anos temos o domínio clubecetico.org registrado e há menos tempo temos o clubecetico.com.br e clubecetico.net.br.

Pois hoje recebo um boleto de uma empresa chamada RegistraCom, que eu nunca havia ouvido falar a respeito. Um boleto referente a uma notificação de registro do domínio clubecetico.com. De acordo com o boleto:

“Conforme nosso contato para atualização dos dados cadastrais, nossa área técnica identificou que o domínio clubecetico.com (sob extensão .COM) encontra-se liberado para registro. Esta liberação pode ocorrer quando o pagamento não é realizado dentro do prazo, por disponibilidade efetiva de registro ou desinteresse na renovação.

 

Como indentificamos* que RUBENS PAZZA já possuí* o mesmo nome clubecetico.com.br (sob extensão .com.br), é importante que registre imediatamente o domínio (sob extensão .com) evitando que um terceiro venha registrá-lo.”

* copiei os erros exatamente como estão no documento.

Nunca registramos o .com pois nunca tivemos interesse (e não temos agora). Da mesma forma, o “contato para atualização dos dados cadastrais” nunca aconteceu. Simplesmente enviaram um boleto, que está com um endereço bem antigo e só recebi pois estamos em uma cidade pequena e temos caixa postal. Nunca entramos em contato e nunca solicitamos o registro do .com. Este boleto nunca deveria ter sido enviado.

Vale lembrar que em Abril de 2013 o Banco Central proibiu o envio de boletos não solicitados sem autorização do cliente, ou seja, este boleto do banco Santander que acabo de receber está desrespeitando o código do consumidor e as normas do Banco Central. Para piorar, vem escrito no boleto: NOTIFICAÇÃO.

Para aumentar ainda mais o embuste, tem o valor. R$ 120,00 por um serviço que seu realmente quiser, pagarei menos de U$ 10,00 em empresas de registro de domínio no exterior.

Enfim, tomem cuidado para não cair nessa.