Neste semestre tentei algo diferente, em relação à divulgação científica. A ideia é criar uma disciplina para a graduação em Ciências Biológicas, com o objetivo de multiplicar o número de engajados na divulgação científica. Para isso, nesse semestre fiz um experimento que contou com cinco cobaias, digo, alunos.
A disciplina é teórico-prática. Discutimos os principais problemas da divulgação científica, bem como os principais meios para a divulgação. E realizamos alguns trabalhos com diferentes meios. Um deles é uma atividade que está sendo desenvolvida em uma escola, orientando alunos em uma atividade para a Feira de Ciências. Na matéria abaixo, que vou escrever para divulgação da atividade, tem mais informações.
Um agradecimento especial à professora Ana Cláudia e aos pais das crianças que sempre se envolvem diretamente nas atividades delas.
No primeiro semestre de 2017, alunos da disciplina de Divulgação Científica, do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Viçosa, campus Rio Paranaíba, realizaram uma atividade com alunos do 4o. ano do Colégio Dimensão de São Gotardo – MG. Cada um deles orientou um grupo de alunos do colégio em uma atividade visando a participação precoce dos pequenos na Feira de Ciências da escola.
Inicialmente os universitários avaliaram o conteúdo programático da disciplina de Ciências do 4o. ano para delimitar atividades que estivessem de acordo em conteúdo e profundidade com aquilo que os alunos veriam em sala de aula durante o ano. Assim, além de incentivar a participação dos alunos na Feira de Ciências, as atividades também se tornam importantes para a fixação de temas próprios do seu currículo escolar.
Na dinâmica, os alunos foram divididos em grupos e reuniram-se duas vezes neste semestre com os universitários. Na primeira reunião, conversaram sobre o tema do trabalho e algumas atividades foram solicitadas aos grupos para que fossem entregues na segunda reunião. Nesta segunda reunião, as ações da primeira etapa foram verificadas e discutidas, estimulando o senso crítico e valorizando o conhecimento do cotidiano dos alunos, bem como tudo o que já estão aprendendo nas aulas de ciências da escola. Na segunda etapa, os alunos irão preparar e finalizar sua apresentação para a Feira de Ciências. Uma última reunião antes do evento será agendada para discussão dos toques finais.
Um episódio do podcast Rock com Ciência foi gravado com os universitários, comentando mais detalhes sobre essa experiência.