Mais uma digressão sobre o feriado da Páscoa. Já escrevi anteriormente que em feriados eu acredito, e em chocolate mais ainda…
Diferente do feriado de Natal, a Páscoa aqui em casa é mais tranquila. Como moramos há 1200km dos familiares, acabamos ficando só eu, minha esposa e nossa filha. Minha esposa gosta de manter a tradição de esconder os ovos de páscoa para nossa filha procurar no domingo. Eu não ligo pra isso desde que não tenha que acordar muito cedo para fazer isso. Como eu não ligo para ovos de páscoa e como chocolate regularmente, a coisa é mesmo uma tradição para a pequena.
Este período que antecede a páscoa desde o carnaval é um período bem interessante. Na chamada quaresma, muitos cristãos não comem carne vermelha ou pelo menos não nas sextas-feiras. Os menos “praticantes” não comem carne vermelha na sexta-feira “santa”. Outro dia eu estava na fila de um restaurante e não era uma sexta-feira. O prato do dia era um frango grelhado com acompanhamentos e a funcionária sugeriu à cliente que estava na minha frente o tal prato do dia. A cliente respondeu um tanto constrangida que não podia, pois é quaresma. A carne vermelha eu até entendo. Não, não entendo, mas vá lá. Agora, frango? Estes tabus alimentares que as religiões fomentam são muito curiosos.
Particularmente eu gosto desta época da quaresma. Quem vive em grandes centros não percebe, mas quem mora bem no interior isso faz diferença imensa. Em casa comemos peixe regularmente. O problema é que em geral não há opções e, ás vezes, não há peixe. Exceto na quaresma. Esta é a época do ano em que tem todo tipo de peixe para vender no supermercado e nunca falta. Congelado, é claro, mas já é alguma coisa.
O problema é o outro hábito – o de comer chocolate. Eu também como chocolate durante o ano todo. E é justamente nesta época, em que todos estão comprando chocolate, que os preços sobem. E nunca mais baixam. É incrível como depois da páscoa os preços dos chocolates permanecem, com raras exceções.
No mais, continuo acreditando em feriados e continuo achando que deveríamos trocar os feriados religiosos por outros seculares, mas enquanto isso, bom descanso para vocês.