RSS Feed

Ilustrando a evolução humana

0

abril 23, 2015 by administrador

Rubens Pazza, 2015.

Com certeza absoluta vocês já viram aquela figurinha que tenta ilustrar a evolução humana na forma de uma fileira, de um lado algo semelhante a um macaco/chimpanzé e do outro um ser humano atual, passando por diferentes formas de hominídeos, não é mesmo?

É tão difundida que já gerou inúmeras paródias, como a do Darth Vader:

evolucao-do-darth-vader

Ou do Homer Simpson:

homer1

Mas o quanto esta figura está correta? Podemos ficar distribuindo esta figura quando estamos falando sério sobre evolução humana?

Respostas: 1 – Nada. 2 – Chega, por favor!!!

Esta figura ainda está ilustrando evolução humana em vários lugares, é amplamente disseminada por pessoas que tem a intenção de informar. No entanto, há algum tempo ela está longe de representar a evolução humana. Pelo contrário, dá uma falsa impressão de que a evolução humana aconteceu em uma linha reta, em passos de transformação sucessivos. Esta ideia é falsa. Na realidade, a ideia de uma linha reta de transformação entre uma espécie e outra é da época do Lamarck. Darwin acabou (ou deveria) com isso há mais de 150 anos atrás.

Humanos, assim como outros animais e demais seres vivos, evoluíram (e evoluem) no mínimo em um esquema semelhante a uma árvore (embora em vários casos se demonstre que trata-se de uma rede). Por isso nos referimos normalmente à árvores evolutivas. Humanos não são exceção neste processo.

Uma ilustração simplificada mais recente de nossa árvore evolutiva pode ser a que vemos a seguir:

evohumana

Esta ilustração permite que observemos que chimpanzés e outros chamados macacos atuais estão em outros ramos evolutivos de onde possuímos um ancestral comum. O esquema em árvore é ideal para representar a evolução, pois é o mais adequado e provavelmente o mais correto. Note que não há uma linha reta de transformação entre macacos e humanos, embora em alguns pontos esta ilustração apresente algumas espécies como ancestrais de diferentes grupos. Isso ainda não é definitivo, como tudo em ciência.

Por outro lado, para termos uma noção ainda mais pormenorizada da localização de nossos ancestrais na árvore filogenética dos humanos, podemos tomar por base esta, que inclui alguns ancestrais comuns entre humanos e outros hominídeos e macacos, e outras espécies que não são ancestrais diretos dos humanos:

familytree_page

Enfim, se sua intenção é ilustrar de modo sério (ou mesmo de brincadeira com fundo de verdade, para informação) a evolução humana, que tal parar de usar esta figura? Aceitar e difundir ilustrações como estas, especialmente em se tratando de evolução humana, só dificulta a velha explicação que sempre precisamos fazer, de que o homem não evoluiu do chimpanzé. Alguns cuidados não são demais.

evohumanaerrada

————————

Publicado originalmente no blog DNA Cético.


0 comments »

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.